História

A força da união dos Fiscais de Renda do Rio Grande do Norte tornou possível a criação de uma Associação que a partir de 1959 representaria determinantemente uma das principais categorias que contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado.

Nessa data, estava sendo implantado no Estado um plano para instituição do procedimento de trabalho denominado Plantão Fiscal, que seria então exercido pelos Fiscais. A medida não agradou, gerou diferenças, mas por outro lado, mostrou que na dificuldade a união é fundamental para o sucesso. Profissionais unidos se tornaram ainda mais fortes e floresceu a decisão para a fundação, em 07 de junho do referido ano, da Associação dos Fiscais de Rendas e Inspetores Fiscais do Estado - AFRIFE, antecessora da ASFARN, que completa em 2009 cinqüenta anos de vida, se destacando como uma das maiores associações de classe do RN.

O jornal A República, de 03 de junho de 1959, trazia a manchete:

"A ASSOCIAÇÃO DOS FISCAIS DE RENDAS SERÁ FUNDADA DOMINGO, DIA 07/06/59, EM NATAL"

A nota dizia ainda: "Os Fiscais de Rendas e Inspetores Fiscais, estão promovendo um movimento visando à fundação de um órgão de classe que congregue aqueles "Barnabés" estaduais, buscando unir todos os elementos para defesa dos seus interesses e o bem-estar comum. A Associação dos Fiscais de Rendas e Inspetores Fiscais será fundada no próximo domingo, em reunião a se realizar às 9h, na sede da Federação de Desportos, à Avenida Rio Branco. Ao ato deverão comparecer além da numerosa classe, autoridades e outros convidados".

FISCAIS DE RENDA E INSPETORES QUE FIZERAM HISTÓRIA NA FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO

FISCAIS DE RENDA: José Enock Brandão, Francisco Eduardo Costa, José de Morais Gondim, Severino Vieira de Abreu, Domingos Pacheco, João Ferreira, Euclides Lins, Auberico Teixeira de Carvalho, William Cantídio, Wilson Leiros, Joaquim Paiva, João Antão de Sena, Joaquim Mavignier de Noronha, Gabriel Barreto, Francisco Germano Filho, Severo Alves da Câmara, Paulo Câmara, Nilson Patriota, Adjuto Fausto, Airton Gazaneu Cabral, Marcelo Varela, Ortulano Veras de Abreu, Omar Villar, Murilo Mariz, Manoel Lisboa, Paulo Mariz, Inácio Cassimiro.

INSPETORES: Juvêncio Cunha Filho, Antonio Felix, João de Brito, Antonio Cordeiro e o convidado de honra Deputado Estadual Luiz de Barros.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOSSO CONTEÚDO EXCLUSIVO