EVENTO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL RECEBE PARTICIPAÇÃO DO RN COM REPRESENTAÇÃO DA ASFARN E SINDIFERN

27 de novembro de 2023

O 1º Congresso Latino-Americano de Educação Fiscal, evento organizado pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz RS), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizado nos dias 23 e 24 de novembro, em Porto Alegre-RS, contou com atuação importante do Fisco RN, com representação da ASFARN e Sindifern.


A Diretora adjunta de Comunicação e Sociocultural do SINDIFERN, Mara Lúcia Bezerra, atuou no Congresso de maneira relevante destacando a singularidade do momento; tendo em vista ter sido a primeira vez, na história da Educação Fiscal do Rio Grande do Norte, que Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEFE RN), representado pela sua presidente Eliane Dias, auditora fiscal da SEFAZ RN, e pelos servidores da Secretaria Estadual da Educação, da Cultura, do Esporte, e do Lazer (SEEC RN), Vanézia Paiva e Rosemberg Mota, teve a oportunidade de apresentar um trabalho exemplar de boas práticas no âmbito da Educação Fiscal. O Projeto, que vem sendo desenvolvido no RN, ganhou destaque no cenário nacional durante o congresso.


A presidente do GEFE, Eliane Dias ressaltou em seu momento de fala, a relevância do apoio da ASFARN, que custeou a viagem de um dos integrantes do Grupo para a plena apresentação dos trabalhos, ressaltando que sem esse suporte, não teriam alcançado o reconhecimento em nível estadual.  


O congresso, além de proporcionar uma plataforma para a apresentação de trabalhos e boas práticas, também ofereceu um ambiente enriquecedor com palestras internacionais, apresentações literárias e debates significativos sobre temas relevantes relacionados à Educação Fiscal.


Por definição, "O Programa de Educação Fiscal, ao promover um processo de mudança de valores na sociedade, tem como meta a formação de cidadãos conscientes do seu dever de cumprir as obrigações tributárias e do direito de cobrar a adequada destinação dos recursos provenientes dos tributos arrecadados pelo Estado", pautas tão pertinentes e importantes à carreira fiscal. 

Além disso, a Diretora Mara Lúcia, que também integra o Grupo Estadual de Educação Fiscal (GEFE-RN), contribuiu ativamente para a reunião do grupo de trabalho do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), denominado GT-66, nos dias 21 e 22 de novembro. 


Este encontro contou com representantes de 20 estados, teve como pauta central a discussão do planejamento estratégico do colegiado para o ano de 2024, enfocando questões cruciais relacionadas à Educação Fiscal.




Tecnologia a favor do associado

Se você é associado, aproveite e baixe agora o nosso aplicativo móvel disponível para Android e iOS e fique por dentro de tudo o que acontece na associação.

Download do aplicativo para android Download do aplicativo para IOS