O brasileiro está gastando mais com celular do que com outros itens. É o que mostra uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz. Segundo o levantamento, o gasto médio mensal com conta de celular e de internet alcança R$ 104 por mês. O valor aumenta conforme a renda: nas classes A e B, a média sobe para R$ 115, enquanto que nas classes C, D e E, esse tipo de gasto representa, em média, R$ 98 mensais. Considerando todas as classes sociais, 87% das pessoas que utilizam celular e acessam internet encaram esses serviços como necessários no dia a dia.
A quantia média despendida com conta de celular supera o gasto mensal do brasileiro com outros itens, como acessórios (R$ 71), shows, teatro e cinema (R$ 96) e produtos de beleza (R$ 82). Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, nos últimos anos, o celular e a internet se converteram em mecanismos de interação e de busca e compartilhamento de informações, o que justifica esse comportamento do consumidor. “De modo geral, são cada vez mais imprescindíveis no trabalho e no dia a dia das pessoas. É fundamental manter-se conectado, mas o consumidor precisa pesquisar bem e escolher o plano que melhor caiba no próprio bolso", orienta a economista.
Prioridades
Entre os itens considerados como necessários para a família, metade dos entrevistados apontou compra de roupas, seguido por conta de celular e internet (30%) e compra de calçados (30%). Na outra ponta, entre os gastos considerados supérfluos, estão acessórios de moda (20%), ida a restaurantes chiques (17%) e restaurantes com amigos e familiares no dia a dia (17%). Além disso, segundo a pesquisa, as viagens turísticas nacionais lideram os sonhos de consumo das pessoas ouvidas, apontadas por 30% — compra de eletroeletrônicos vem em seguida, elencada por 15% dos entrevistados.
Perfil socioeconômico
Quanto maior o bolso, maior é o gasto, mostrou também a pesquisa. Integrantes das classes A e B, por exemplo, costumam gastar mais com lazer e produtos mais caros, como viagens nacionais (42%, contra 17% na classe C, D e E) e carros (29%, contra 10% nas classes C, D e E). Por outro lado, os entrevistados das classes C, D e E concentram seus gastos em itens de menor valor, tais como calçados (42%, contra 17% nas classes A e B) e brinquedos (17%, contra 4% nas classes A e B).
Formas de pagamento
Segundo a pesquisa, a forma de pagamento mais usada pelos entrevistados depende do valor do bem a ser comprado. Produtos de menor valor, geralmente, são pagos com dinheiro, em vez de cartão de crédito. É o caso de acessórios, maquiagem e produtos de beleza, além de ingressos de shows, teatro e cinema. Por outro lado, roupas, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e viagens turísticas nacionais são itens que os brasileiros preferem adquirir com cartão de crédito.
(Danylo Martins | Valor)