Por proposição do deputado estadual Albert Dickson (PROS), dez auditores fiscais do Rio Grande do Norte foram homenageados, na manhã desta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Estado. A solenidade aconteceu em razão do Dia do Auditor Fiscal, celebrado em 21 de setembro em todo o Brasil.
“O trabalho dos auditores fiscais tem relação direta com o desenvolvimento do Estado, já que eles são os responsáveis por arrecadar os recursos necessários para propiciar investimentos em áreas como Educação, Saúde e Segurança”, declarou Albert Dickson, que é auditor fiscal há 25 anos e elaborou um discurso baseado na história de São Mateus, coletor de impostos que motivou a data.
Durante a solenidade, foram homenageados os auditores fiscais José Ribamar Pinto Damasceno (Presidente da ASFARN), Manoel Assis Borges, Antônio Ribeiro, Genilde Santos, José Kelser da Costa, Fernando Carvalho de Freitas, Manoel Rodrigues de Farias, Lúcio Roberto Pereira e Maria Alzenete Xavier. Além disso, o auditor Cleuton da Silva, já falecido, recebeu homenagem in memoriam. "É um momento único que recebemos com imensa honra e satisfação; dedico essa homenagem a todos os auditores fiscais que se esforçam continuamente para um RN cada vez mais próspero e justo", diz o Presidente da Asfarn.
“Trata-se de uma das profissões mais antigas do mundo e o auditor é incumbido de mostrar à sociedade que pagar imposto é ser cidadão. A nós, cabe a defesa do direito legal de a sociedade ter acesso à saúde, segurança e educação. Saímos no meio da noite para autuar o mal contribuinte para trazer à população mais recursos, pois a sonegação é tão maléfica quanto a corrupção”, disse Manoel Assis Borges, usando de poesia em sua fala.
Também prestigiaram a solenidade os deputados estaduais Getúlio Rego (DEM), George Soares (PR), Nelter Queiroz (PMDB), Fernando Mineiro (PT), Cristiane Dantas (PCdoB) e Márcia Maia (PSDB). Getúlio Rego pediu a palavra para sugerir ao Governo do Estado que aproveite a data alusiva ao Fisco para normalizar o calendário de pagamento dos auditores fiscais, reconhecendo a eficiência da categoria.
Fernando Carvalho de Freitas, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte (Sindifern), também se pronunciou. Ele afirmou que a normalização do calendário de pagamento de todos os servidores seria a melhor demonstração de respeito aos funcionários públicos. Fernando ressaltou ainda a importância do Pacto Federativo, já que atualmente 66% das receitas do país ficam concentradas no Governo Federal.
O Dia do Auditor Fiscal é comemorado anualmente no Estado no dia 21 de setembro e foi instituído por meio de lei de autoria do deputado Nelter Queiroz, sancionada no ano de 2011. O deputado lembrou, durante a solenidade, o auditor Jonas Eufrásio de Medeiros, que faleceu no início deste ano e que, segundo ele, também era merecedor de homenagem da Casa.