A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou na última sexta-feira, 22, a Sessão Solene em homenagem pelos 30 anos do Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte – SINDIFERN. Na ocasião, todos os presidentes que estiveram à frente do Sindicato foram homenageados, incluindo o atual presidente da ASFARN, José Ribamar Pinto Damasceno.
A propositura da Sessão partiu do deputado estadual e auditor fiscal, Albert Dickson (PROS), e contou com a presença em plenário dos deputados estaduais: George Soares, Getúlio Rêgo, Coronel Azevedo, Francisco do PT, Hermano Morais, Ubaldo Fernandes e Eudiane Macedo.
Foram homenageados onze auditores fiscais, que estiveram à frente da presidência do SINDIFERN, desde o ano de fundação - em 17 de fevereiro de 1989, além da homenagem in memoriam ao saudoso colega Edison Costa de Mello pelos relevantes serviços prestados ao Fisco e ao Sindicato.
“É com grande satisfação que recebo esta homenagem em reconhecimento pelas contribuições que prestei ao nosso Sindicado, e, consequentemente, ao Grupo Ocupacional Fisco do RN. Tenho orgulho de fazer parte desta história de lutas e conquistas em prol da valorização do Fisco e da Administração Tributária”, destacou o presidente da ASFARN.
BIOGRAFIA
JOSÉ RIBAMAR PINTO DAMASCENO é natural de Natal, Rio Grande do Norte,
nasceu em 1º de setembro 1951, e
ingressou no Serviço Público em 1975 como professor e, posteriormente, no Fisco do RN em 1980.
O primeiro trabalho foi no Posto Fiscal de fronteira São Romão, na divisa com o Ceará. Em 1983 passou a compor a equipe de trânsito no serviço de volante; mesmo ano que deu início a pós-graduação em Administração Tributária, pela ESAF – Escola de Administração Fazendária, em Brasília.
Trabalhou para o Setor de Fiscalização em Estabelecimentos Comercial e Industrial, da Secretaria de Tributação do RN. De 1992 a 1994, esteve como Assessor da Direção, na extinta unidade de Apodi. Foi Presidente do SINDIFERN – Sindicato dos Auditores Fiscais do RN, onde permaneceu por dois mandatos consecutivos. Já em 2002, foi nomeado Corregedor Chefe da Corregedoria do Fisco RN.
Pelos relevantes serviços prestados ao Fisco Potiguar durante sua trajetória, recebeu homenagens da Câmara Municipal do Natal, honraria com entrega de comenda, e da Assembleia Legislativa do RN, em 2009, pela passagem dos 20 anos de fundação do SINDIFERN, sendo Damasceno um dos fundadores do Sindicato.
No ano de 2015, foi eleito Presidente da Asfarn – Associação dos Auditores Fiscais do RN, onde permanece até a presente data, tendo sido reeleito em 2018, para cumprir seu segundo mandato.