Na manhã de hoje (14), em Brasília, representantes do movimento de entidades que lutam pela aprovação da PEC 555/2006 se reúnem com o Presidente da Câmara Federal, Deputado Henrique Eduardo Alves, para discutir os rumos da Proposta que pretende por fim a taxação previdenciária dos inativos.
A FEBRAFITE e a Asfarn apoiam a PEC e estiveram presentes entre os servidores públicos, aposentados, pensionistas e representantes de entidades sindicais que lotaram a Assembleia Legislativa do RN, na última sexta-feira (09), na audiência pública que tratou da questão em pauta.
O movimento de apoio a PEC reúne servidores de todo Brasil, e tem no Rio Grande do Norte a coordenação de 18 entidades sindicais e associações.
“Estamos mobilizados não só aqui no Rio Grande do Norte mas também em todo o Brasil para colocar em votação na Câmara Federal a PEC que põe fim a uma injustiça criada em 2003 com a taxação dos aposentados”, declara o presidente da FEBRAFITE, Roberto Kupsky.
De acordo com as entidades, a aprovação da PEC representará uma redução inferior a 1 % do orçamento da previdência social, que naturalmente será recomposto com o crescimento vegetativo da arrecadação tributária; além disso, o dinheiro que voltará a recompor a renda de cerca de 500 mil servidores aposentados e pensionistas da União, Estados e Municípios, será revertido para a economia local, proporcionando consequentemente mais empregos e, inclusive, aumento na arrecadação dos impostos.
“Estamos atentos para que essa injustiça seja corrigida. Os inativos já passaram toda sua vida laboral contribuindo com a previdência, não é justo no momento da aposentadoria, quando há maior necessidade de recursos para cuidar da saúde, permanecer com essa taxação”, reflete o presidente da Asfarn, José Fernandes de Macêdo.