Notícias
Governo quer prioridade para unificação do ICMS
Existe uma articulação para que o assunto volte a ser discutido no Congresso Nacional imediatamente após as eleições. O governo quer que a unificação do ICMS seja tratada com prioridade antes da reforma do PIS e Cofins. Por isso, trabalha para que o assunto volte a ser discutido no Congresso Nacional imediatamente após as eleições. Paralelamente, a área técnica do governo avançou no novo desenho do modelo de reforma do PIS e Cofins. Embora não haja ainda decisão se o projeto será enviado ao Congresso até do final do ano, o Executivo tem acelerado a discussão do projeto internamente. Mesmo que seja encaminhado até lá, a expectativa é que a mudança seja aprovada em 2015, mas só entre em vigor em 2016. Seria um período de transição para que as empresas se preparem para a mudança. Segundo uma fonte do governo, a área técnica construiu um modelo para o PIS e Cofins que não causa grande perda de arrecadação, um dos temores que impediu o avanço da proposta nos últimos anos. O modelo em estudo considera uma gestão eficiente dos créditos do PIS e Cofins. Hoje, 50% dos créditos que as empresas compensam são glosados pela Receita Federal, o que acaba levando a litígios nas esferas administrativa do Fisco e na Justiça. “São dezenas de bilhões de créditos do PIS e da Cofins que estão sendo questionados”, disse uma fonte. Com a simplificação e a definição clara do que pode ser gerado de créditos a ser compensado, se espera uma diminuição dos litígios e, consequentemente, da arrecadação. Já a estratégia para o ICMS visa incluir dispositivo no projeto de lei complementar que tramita no Senado Federal determinando que a convalidação dos benefícios considerados ilegais só entrem em vigor depois da aprovação do projeto em tramitação na Câmara dos Deputados que unifica o ICMS. A reforma prevê a redução gradual das alíquotas interestaduais e a criação dos fundos que irão compensar as perdas de arrecadação dos Estados com o fim da chamada guerra fiscal e para o desenvolvimento regional. Campanha O governo resolveu dar impulso extra aos dois projetos porque o tema da reforma tributária ganhou destaque nos debates da eleição para a Presidência. Tanto o candidato Tucano Aécio Neves (PSDB) como a candidata Marina Silva (PSB) elegeram a reforma tributária como prioridade. A presidente Dilma quer dar uma reposta mais rápida aos ataques da oposição e, se eleita, pretende dar prioridade às mudanças. No início da semana, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, depois de reunião com empresários, em São Paulo, informou que a pauta de redução de litígios tributários e de reforma do ICMS e do PIS e Cofins será desenvolvida nos próximos meses. Por Estadão conteúdo
BANDA ECLÉTICOS ANIMA DIA DAS MÃES DA ASFARN
A festa do Dia das Mães da Asfarn que será realizada no dia 11 de maio (domingo), a partir das 11h, na sede campestre da Associação, em Macaíba, tem como grande atração musical a Banda Ecléticos, reconhecida pelo seu talento e profissionalismo. Atualmente, a Banda Ecléticos chega a fazer, em média, 25 shows por mês, com um repertório atualizado que abrange vários estilos musicais, desde grandes sucessos do passado, como também as músicas mais tocadas de hoje em dia. “A festa do Dia das Mães é uma das mais esperadas do nosso calendário festivo da Asfarn, por isso estamos preparando tudo com muito carinho para as mães e seus familiares. Estamos certos que a Banda Ecléticos irá animar ainda mais esse dia especial, contamos com a presença de todos”, declara o presidente da Asfarn, José Fernandes de Macêdo.
FESTA DO DIA DAS MÃES ENCHE A SEDE CAMPESTRE DE ALEGRIA
A sede campestre da Asfarn, em Macaíba, ficou completamente lotada no último domingo (11), com a festa tradicional do Dia das Mães. Mais de 300 pessoas, entre associados e familiares, participaram da programação especial que contou com almoço, música ao vivo e sorteio de presentes. “Organizamos tudo com muito carinho e o resultado superou nossas expectativas. Foi um dia muito bonito, a sede campestre estava repleta de associados e seus convidados, e a alegria tomou conta de tudo. A banda animou o ambiente e colocou a turma para dançar; e o momento do sorteio de presentes trouxe ainda mais felicidade para as mamães”, conta o presidente da Asfarn. Mais de 40 presentes foram sorteados entre as mães participantes. “A cada ano investimos ainda mais na compra dos presentes, para esse ano, sorteamos forno micro ondas, kits do Boticário, secador de cabelo, conjunto de louça, jogo de copos, entre tantos outros. As mães adoraram”, revela Margareth Alencar, esposa do presidente da Asfarn. Esteve presente prestigiando o evento, o presidente da FEBRAFITE, Roberto Kupsky, que parabenizou a diretoria da Asfarn pela festa brilhante. “Parabéns ao Macêdo que consegue mostrar seu atuante trabalho não só como presidente da Asfarn, mas também como vice-presidente da FEBRAFITE. A Associação está de parabéns por construir constantemente um patrimônio exemplar para seus associados, como podemos ver aqui nesta sede reformada e cada vez mais aconchegante e confortável”, declara o presidente da FEBRAFITE.
FEBRAFITE E ASFARN NA LUTA PARA APROVAÇÃO DA PEC 555
Na manhã de hoje (14), em Brasília, representantes do movimento de entidades que lutam pela aprovação da PEC 555/2006 se reúnem com o Presidente da Câmara Federal, Deputado Henrique Eduardo Alves, para discutir os rumos da Proposta que pretende por fim a taxação previdenciária dos inativos. A FEBRAFITE e a Asfarn apoiam a PEC e estiveram presentes entre os servidores públicos, aposentados, pensionistas e representantes de entidades sindicais que lotaram a Assembleia Legislativa do RN, na última sexta-feira (09), na audiência pública que tratou da questão em pauta. O movimento de apoio a PEC reúne servidores de todo Brasil, e tem no Rio Grande do Norte a coordenação de 18 entidades sindicais e associações. “Estamos mobilizados não só aqui no Rio Grande do Norte mas também em todo o Brasil para colocar em votação na Câmara Federal a PEC que põe fim a uma injustiça criada em 2003 com a taxação dos aposentados”, declara o presidente da FEBRAFITE, Roberto Kupsky. De acordo com as entidades, a aprovação da PEC representará uma redução inferior a 1 % do orçamento da previdência social, que naturalmente será recomposto com o crescimento vegetativo da arrecadação tributária; além disso, o dinheiro que voltará a recompor a renda de cerca de 500 mil servidores aposentados e pensionistas da União, Estados e Municípios, será revertido para a economia local, proporcionando consequentemente mais empregos e, inclusive, aumento na arrecadação dos impostos. “Estamos atentos para que essa injustiça seja corrigida. Os inativos já passaram toda sua vida laboral contribuindo com a previdência, não é justo no momento da aposentadoria, quando há maior necessidade de recursos para cuidar da saúde, permanecer com essa taxação”, reflete o presidente da Asfarn, José Fernandes de Macêdo.
SEDE CAMPESTRE RECEBE VISITA DO PRESIDENTE DA FEBRAFITE
No último final de semana, o Presidente da Febrafite, Roberto Kupsky fez uma visita à sede campestre da Asfarn, em Macaíba. O Presidente da Associação, José Fernandes de Macêdo, acompanhado de seu Vice, Roberto Fontes recepcionaram Kupsky e tiveram a oportunidade de mostrar todos os benefícios conquistados com a recente reforma pela qual passou o complexo de lazer. “Foi uma honra receber o Presidente da Febrafite em nossa sede campestre. Kupsky é um profissional atuante e de visão à frente, por isso suas opiniões e observações são sempre bem vindas”, ressalta o presidente da Asfarn. Kupsky pôde olhar de perto a nova pintura feita na área do parque aquático, dos jardins, e da ponte, que leva a logomarca da Asfarn. Conferiu também a casinha de boneca, último investimento do parque infantil; e a instalação de equipamentos de ar condicionado split nos 7 chalés. “A Asfarn está de parabéns pelas suas conquistas e por ter a frente um presidente atuante não só no Rio Grande do Norte, mas, agora também, em todo o país como vice-presidente da Febrafite”, declara Kupsky.
PRESIDENTE DA ASFARN COMEMORA MAIS UM ANO DE VIDA
No último sábado (24), o presidente da Asfarn José Fernandes de Macêdo completou mais um ano de vida. A família Asfarn e toda sua equipe desejam que esta nova idade que se inicia traga muita saúde, paz, determinação para os novos projetos e sorte no caminhar. Parabéns José Fernandes de Macêdo por seu feliz natalício.
ASSOCIADO: ATENÇÃO PARA O VENCIMENTO DA CARTEIRA DO PLANO DE SAÚDE UNIMED
Um dos benefícios mais procurados pelos associados Asfarn é o plano de saúde. Ninguém quer descuidar de um assunto tão sério, na verdade, uma das mais importantes prioridades da vida. Com a saúde em dia conseguimos ter disposição para administrar o que vier pela frente. Por esta razão, para os associados que optaram em ter o plano de saúde Unimed, a secretaria da Asfarn alerta para o vencimento da validade da carteirinha, que geralmente é válida por pelo menos três anos. “Como a carteirinha vale por bastante tempo, as vezes, o associado esquece de se ater a data de validade que está impressa logo na parte frontal do documento”, explica a secretária da Asfarn, responsável pelo setor de plano de saúde, Denise Macêdo. Algumas carteiras da Unimed têm vencimento até 31 de maio, quando este for o caso, a Asfarn orienta para que o associado venha receber a nova carteira antes do fim do mês para não correr o risco de ficar sem atendimento médico estando com uma carteira vencida. “As carteiras que tem validade até o dia 31 de maio já encontram-se aqui em nossa sede administrativa, então pedimos para que, sendo essa a situação, o associado venha receber garantindo seu atendimento médico”, ressalta o presidente da Asfarn, José Fernandes de Macêdo. O horário de funcionamento da sede administrativa da Asfarn é de segunda a quinta-feira, das 8h ao 12h, e das 13h às 17h; e às sextas, das 8h ao 12h e das 13h às 15h. Para mais informações, dúvidas ou esclarecimentos, entre em contato por telefone (84-3206.5756) diretamente no setor de plano de saúde, com Denise Macêdo.
ASFARN DIVULGA HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DURANTE A COPA DO MUNDO
A Copa do Mundo não movimenta somente o mundo dos esportes, todos os brasileiros devem mudar suas rotinas durante o maior evento de futebol, principalmente aqueles que moram nas doze cidades-sede, como é o caso dos natalenses. Por isso a Asfarn divulga seu horário de funcionamento e atendimento que estára em vigor durante os dias de jogos do Brasil, e também para os que serão realizados em Natal. Para os dias de jogos do Brasil, o expediente irá até às 12h (12, 17, 23 de junho); e para os dias de jogos em Natal não haverá expediente (13, 16, 19, 24 de junho). Nos demais dias não listados a Asfarn funcionará em seu horário normal. “Nos adequamos conforme o posicionamento do Governo do Estado. Acreditamos que desta forma, tanto a equipe quanto os associados da Asfarn terão a chance de assistir aos jogos com os amigos e familiares e torcer pelo Brasil”, diz o presidente da Asfarn, José Fernandes de Macêdo. Clique aqui e confira a tabela completa com as datas e jogos
Mais da metade das famílias do RN vive com até dois salários mínimos, diz Pnad (2)
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada na última quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que, em 2013, o Rio Grande do Norte possuía 55,2% das famílias com renda total de até dois salários mínimos. O número corresponde a aproximadamente 589 mil famílias. Na pesquisa, que foi realizada por amostragem em todo o Brasil e pesquisou 2.085 residências em 19 municípios potiguares, também ficou demonstrado o crescimento no número de famílias que dependem de programas sociais ou de doações para sobreviver. Enquanto em 2001 havia 31 mil famílias sem nenhum tipo de renda ou amparadas por programas sociais, o número, em 2013, passou para 33 mil, o equivalente a 2,9% dos lares potiguares. Pelo levantamento, são 218 mil famílias que tinham renda de até um salário mínimo em 2013, o equivalente a 22,3% das residências do Rio Grande do Norte. Com até três salários mínimos viviam 189 mil famílias (16%), enquanto 140 mil (12,54%) de domicílios tinham renda familiar total de até cinco salários mínimos. Por outro lado, as famílias que recebem até 10 salários mínimos era de 107 mil, em 2013, o equivalente a 9,58%, enquanto 35 mil domicílios (3,16%) tinham renda total de até 20 salários mínimos e 15 mil famílias (1,34%) recebiam, juntas, mais de 20 salários mínimos. Fonte: Tribuna do Norte